Corpbusiness realiza 9° edição do Congresso Universidades Corporativas nos dias 06 e 07 de dezembro, em São Paulo

No Brasil as empresas apostam cada vez mais em estruturas próprias para garantir formação e desenvolvimento de todos os níveis de colaboradores de maneira continua, para garantir os melhores funcionários e reter os talentos diante da instabilidade econômica.

Além disso, as companhias buscam transmitir aos seus funcionários conceitos e competências necessárias para alcançarem objetivos estratégicos, assim como as empresas procuram suprir as falhas no sistema educacional brasileiro.

Deste modo, manter os conhecimentos atualizados é um dos pré-requisitos para sustentar seu valor no mercado profissional; assim muitas empresas ajudam seus colaboradores a cumprir essa tarefa oferecendo treinamento por intermédio de universidades corporativas.

A Universidade Corporativa autêntica atua como um verdadeiro gestor de educação nas empresas, visto que, consegue atingir diferentes níveis de treinamentos. O método garante e alinha os esforços empreendidos, padroniza os treinamentos para que seja possível medir os resultados entre as diversas escolas, aperfeiçoa recursos e reduz o excesso nos treinamentos, mantendo a mesma linguagem. Com isso, a Universidade Corporativa ajuda a incorporar o conhecimento técnico e cultural da empresa.

É importante o envolvimento das organizações focadas em ações à Educação Corporativa, afinal é fundamental investir no desenvolvimento dos talentos humanos que agregarão diferenciais significativos para o negócio e, consequentemente, terão uma parcela significativa na permanência das empresas no mercado cada vez mais competitivo.

As Universidades Corporativas são como escolas empresariais voltadas à capacitação profissional, desenvolvimento de lideranças e introdução de temas relevantes que não estão inseridos no dia a dia do executivo.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), a educação corporativa brasileira é realizada principalmente por grandes companhias, o que mostra a necessidade de ampliação pelas micro e pequenas empresas (MPEs).

No ano passado, 55% das empresas ampliaram os recursos das UCs e 22% mantiveram o mesmo patamar, sendo que apenas 23% tiveram reduções causadas por restrições financeiras internas, cenário econômico e mudanças de modelo de gestão.

A pesquisa destacou que existe uma necessidade de desenvolvimento de redes integradas e de parcerias com universidades, já que 57% das companhias com faturamento igual ou superior a faturamento estão acima de R$ 1 bilhão são as principais investidoras do setor. Além disso, 70% têm mais de mil colaboradores.

A forma de incentivar este desejo é configurar a Universidade Corporativa como uma instituição de ensino regular, uma faculdade ou universidade. Deste modo, devem-se criar séries, classes, provas e regulamentos e os alunos precisam conhecer quais são as metas a serem alcançadas e as regras a serem seguidas. A cada nova etapa vencida, o ideal é reconhecer todo o esforço e os bons resultados conquistados.

Entretanto, por mais que aprecie e incentive as empresas a criarem suas próprias universidades, é preciso ser realista quanto ao atual cenário brasileiro: existe muito trabalho ainda precisa ser feito. Isso porque, tudo depende de estruturação: sem uma organização prévia da própria corporação, nenhuma Universidade Corporativa irá trazer os resultados esperados.

E, somado a isso, o mercado de trabalho passa por um período complicado, as empresas optam por ter um quadro de funcionários cada vez mais enxuto. As pessoas precisam desempenhar diversas funções e não têm tempo para refletir. Enfim, falta tempo para planejar uma Universidade Corporativa, uma vez que esse departamento oferece mais do que treinamentos, sendo uma evolução da cultura de aprendizagem dentro do mercado de trabalho.

Para discutir esses e outros dilemas das Universidades Corporativas dentro das empresas, a Corpbusiness realizará nos dias 06 e 07 de dezembro, no Hotel Pestana São Paulo, em São Paulo, a 9° edição do Congresso Universidades Corporativas destinado a profissionais de Recursos Humanos, gestores de Universidades Corporativas, professores universitários, empresas de treinamento e outras companhias relacionadas ao setor.

O evento, realizado anualmente, já é um dos mais concorridos do segmento no Estado de São Paulo; proporcionando uma interação com os principais especialistas e empresas do setor, visto que, o público esperado para esta edição – assim como nas anteriores – é sempre de alto nível e com temas atuais do mercado.

De acordo com o diretor e organizador do congresso, Diogo Pastori, a educação corporativa é um dos principais atrativos de uma instituição, pois adequa o funcionário para determinadas funções e estimula seu conhecimento e desejo de permanecer integrando o quadro da companhia.

“A Universidade Corporativa vai além de treinamentos, representa um progresso na cultura de aprendizagem dentro das companhias e no próprio mercado brasileiro. Atualmente, as empresas estão investindo em seus funcionários e este recurso colhe frutos e aumenta o prestigio perante as concorrentes”, declarou o diretor.


A E-LEAD+ é apoiadora oficial do evento.


Evento

A 9° edição do Congresso Universidades Corporativas tem como objetivo debater os programas de educação corporativa como ferramenta de aperfeiçoamento profissional e em ações competitivas.


Público Alvo

A 9° edição do Congresso Universidades Corporativas visa reunir profissionais de Recursos Humanos, gestores de programas de Universidades Corporativas, universidades com projetos de cursos “in-company”, professores universitários, além de empresas de treinamento e certificação.


Sobre a Corpbusiness

A Corpbusiness é uma empresa de mídia focada no mercado corporativo, especialmente, nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Fundada em 2007, a companhia realiza anualmente 21 congressos onde são discutidos temas como TI, Mobilidade, Tecnologias Bancárias e de Pagamento, Telecom, Gestão de Pessoas e Mídia Digital, entre outros; todos voltados ao público executivo de alto nível.


Serviço


9° edição Universidades Corporativas

Data: 06 e 07 de dezembro 2016

Local: Hotel Pestana Paulista

Endereço: Rua Tutóia, 77 – Paraíso – São Paulo/SP

Horário: 9 às 18 horas

Site do evento: http://unicorp.corpbusiness.com.br/


Contatos


Marketing

Karen Fernandes karen.fernandes@corpbusiness.com.br


Patrocínio

Micaelle Brito – micaelle.brito@corpbusiness.com

Mariana Silvamariana.silva@corpbusiness.com.br


Inscrições

Priscila Rocha – priscila.rocha @corpbusiness.com.br