Se a sua empresa tem foco no desenvolvimento dos colaboradores e considera isso um diferencial competitivo, certamente já contempla uma frente de educação corporativa com várias modalidades. Uma das mais destacadas na atualidade é o e-learning, que agrega agilidade e dinamismo à aprendizagem, com redução de custos e aumento da autonomia dos treinandos.

Uma das ferramentas que viabilizam o e-learning numa empresa é a plataforma LMS (Learning Management System), que nada mais É que o espaço virtual onde treinandos e gestores da estratégia irão executar suas ações. O aluno terá a condição de acessar os conhecimentos, realizar avaliações, baixar documentos diversos e muito mais. Já o gestor acompanhará a execução de toda a estratégia, indicadores, relatórios, redirecionará os caminhos e percursos formativos quando necessário e muitas outras possibilidades.

Nesse sentido, é importante reforçar as vantagens que um LMS traz para uma empresa:

– A primeira é permitir que a empresa consiga por em prática o projeto de treinamento a distância (e-learning), abrindo mais esse importante leque para o desenvolvimento das pessoas;

– Para o colaborador (treinando), a plataforma pode representar uma ferramenta a mais no seu processo de desenvolvimento, concedendo a ele autonomia e protagonismo nessa jornada, por meio de diversas funcionalidades que permitem realizar cursos, esclarecer dúvidas via tutoria, realizar testes e avaliações diversas, ter acesso a conhecimentos obrigatórios e livres e muito mais.

– Para a empresa, há inúmeras funcionalidades de gestão que permitem medir a performance do sistema e dos treinandos, além da geração automática de dados que vão auxiliar na ampliação dessa estratégia. E há ainda ambientes de tutoria que permitem conectar mais os multiplicadores internos com os treinandos, tornando a aprendizagem mais fluida.

– Para o negócio, é fundamental ter uma frente de educação que dinamize a aprendizagem e faça com que a empresa consiga acompanhar a rapidez das mudanças no mercado e na concorrência. O e-learning, quando bem implementado e com um background consistente, vai auxiliar nesse processo. A plataforma LMS escolhida é, portanto, fundamental.

Um questionamento que surge de imediato quando falamos de LMS é sobre o porte da solução. Precisa ser muito robusta? Pode ser mais simples e objetiva? Tudo depende do projeto e das ambições da empresa. Se sua empresa está começando um projeto agora, é interessante avaliar o público e buscar uma plataforma que possa crescer gradativamente com o projeto, mas sem onera-lo ou inviabiliza-lo por ser muito cara.

E é preciso sempre atentar para a objetividade como um diferencial de engajamento. Plataformas com muitas camadas ou cliques para se chegar ao conteúdo final dificultam o acesso e podem gerar desinteresse dos usuários.

Se sua empresa quer começar um projeto de e-learning e não sabe por onde ou se já tem uma plataforma, mas quer mudar para algo mais objetivo, de qualidade, com muito conteúdo agregado e de baixo custo, fale com a E-LEAD+: solucoes.ead@e-lead.com.br

UBIRAJARA NEIVA
MKT – E-LEAD+