• Aprendizagem Social de Albert Bandura

    Você já ouviu falar em aprendizagem social? Esta é mais uma das teorias que permeiam os processos educacionais, tanto nos ambientes acadêmicos como nos corporativos, mesmo que não de forma declarada. Seu criador, Albert Bandura, é doutor em psicologia social e teve seu primeiro contato com as teorias da aprendizagem na Universidade de Iowa. Dentre …

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  • Aprendizagem significativa de Ausubel

    Vivemos um tempo em que o processo de ensino-aprendizagem recebe novas configurações e vertentes de pensamento que refutam ou alteram os modelos tradicionais de emissão e recepção de conhecimentos. Atuando com a educação corporativa, tenho percebido uma variedade de teorias que tem sido propostas e aplicadas na educação de adultos nas empresas, sendo muitas delas …

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  • Treinamentos customizados – como e para quem?

    Nos tempos atuais, muito tem se falado em customização ou personalização de produtos educacionais nas empresas, mas há diversos pontos a serem esclarecidos antes de se falar que um treinamento é realmente customizado. Você, na sua empresa, já aplicou um treinamento que chamou de customizado? Para começar, vamos entender o que acontece hoje, na maioria …

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  • Design Instrucional – PARTE V

    Avaliação Hoje vamos continuar e finalizar nossa proposta de “dissecar” o modelo tradicional de Design Instrucional mais aplicado, tanto no mundo acadêmico, quanto no corporativo: o ADDIE (A-Analyze / D-Design, Develop / I-Implement / E-Evaluate). Você que vem acompanhando nossos posts nas últimas semanas já viu que falamos de quatro etapas do processo, conforme ilustra …

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  • Design Instrucional – PARTE IV

    Implementação Hoje vamos dar continuidade ao nosso intento de falar mais sobre Design Instrucional, explorando melhor o modelo de DI mais aplicado atualmente no ambiente acadêmico e corporativo. Estamos falando do ADDIE (A-Analyze / D-Design, Develop / I-Implement / E-Evaluate). Nas últimas semanas, exploramos as três primeiras fases do processo, como exemplificado abaixo, na representação …

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  • Design Instrucional – PARTE III

    Desenvolvimento Como você tem acompanhado nas últimas semanas, estamos estudando e detalhando melhor o modelo de Design Instrucional mais aplicado hoje, tanto nem projetos acadêmicos quanto corporativos, o ADDIE (A-Analyze / D-Design, Develop / I-Implement / E-Evaluate). E já exploramos duas fases do processo. Veja na representação abaixo, traduzida para o português: – Análise √ …

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  • Design Instrucional – Parte II

    Design Instrucional para e-learning corporativo Hoje damos continuidade ao nosso propósito de “dissecar” o Design Instrucional, em seu modelo mais aplicado na academia e nas organizações, que é o ADDIE (A-Analyze / D-Design, Develop / I-Implement / E-Evaluate). Sabemos que o sucesso de qualquer projeto de educação a distância começa com a sua estruturação bem …

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  • Design instrucional – Parte I

    Design Instrucional para e-learning corporativo Um dos requisitos mais importantes na hora de desenvolver cursos na modalidade e-learning (EAD) numa empresa é conhecer as metodologias que se pode aplicar nesse processo para que o resultado final seja satisfatório. O desenho instrucional (instructional design) é uma área de conhecimento que oferece uma gama de ferramentas e …

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  • Crise x Educação

    Conjuntura de crise pede soluções inteligentes Uma das habilidades mais valorizadas hoje no mercado de trabalho é a capacidade de avaliar os cenários de mudanças e propor melhores soluções. Entretanto, muitos ainda não desenvolveram essa habilidade, seja por comodismo ou por falta de incentivo. Nas empresas, um dos fatores que mais força o amadurecimento dos …

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  • Educação e Planejamento Estratégico

        Por que a educação corporativa deve estar incluída no planejamento estratégico? A resposta a essa pergunta começa com um “causo”. Em um dia daqueles na empresa, cheio de reuniões e entregas, o relógio apontava 15 horas. A gerente de treinamento recebe uma chamada do diretor de RH com a seguinte pergunta: “o documento …

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